Proposta de dissertação de mestrado: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Tecnologias de Aprendizagem e Convivência (TACs): a formação nas fronteiras entre a educação e a “não-educação” em engenharia vis a vis a produção de software confiável.
Autor: Fernando Gonçalves Severo
A dissertação apresenta inicialmente a descrição de um experimento pedagógico dialógico, realizado entre 2013 e 2015, que registrou as reações a respeito dos fazeres, quereres e saberes (Rocha, 2010) de cerca de mil estudantes dos cursos de engenharia da Escola Politécnica da UFRJ. A pesquisa qualitativa gerada a partir desse processo pedagógico-escutatório (Nunes, 2014), dentre suas diversas consequências, desdobrou em uma busca por (estudos) casos/territórios onde a produção de um conhecimento dito acadêmico/confiável/respeitável (nessa pesquisa esse conhecimento se traduz em artefatos de softwares sempre vinculados a sua respectiva metodologia de acolhimento) consegue ser realizado por pessoas/coletivos que não percorreram um currículo acadêmico de estudo.