Pular para o conteúdo

Jônathan Costa

Jônathan CostaTecnólogo em Sistemas de Computação pela UFF (2014) e Engenheiro de Computação e Informação pela UFRJ (2018), me aproximei da computação (des)configurando, várias vezes, quando pequeno, os computadores do meu pai, que sabiamente me encaminhou para uma feliz trajetória de descoberta do potencial transformador que a computação pode proporcionar para aqueles que a desbravam com propósito.
Com esta mentalidade, me aproximei do Laboratório de Informática para Educação (LIpE/UFRJ), e posteriormente, do Laboratório de Informática e Sociedade (LabIS/COPPE), onde encontrei pessoas e atividades ímpares, em seu esforço participativo e propósito social, que me permitiram engajar em projetos como o LIBRASOfice, que muito colabarei para concretizar, onde possibilitamos à pessoas surdas um uso mais produtivo do computador, "convertendo" a interface do famoso LibreOffice para a Língua Brasileria de Sinais (Libras).
Talvez o maior aprendizado do LIBRASOffice tenha sido a (tentativa de) adequação da engenharia de software clássica, e de seus ferramentários, a um caso ainda incomum: quando o usuário final simplesmente não pode se comunicar diretamente com o desenvolvedor. Torna-se então um desafio - muito gratificante, diga-se de passagem - desenvolver projetos otimizados para usuários especiais (em vários sentidos), que silenciosamente aguardam que lhes deem a devida atenção.
Na medida do possível, continuo a colaborar com nobres projetos como este, idealizado por espaços singulares como o LabIS e o LIpE.

E-mail:  jelias@poli.ufrj.br

Currículo: http://lattes.cnpq.br/9834164877610860

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese