Pular para o conteúdo

Henrique Cukierman

Graduei-me em Engenharia de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1977 e trabalhei na fabricante estatal de computadores COBRA S.A. de 1980 a 1986. Concluí o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação em 1997 e o doutorado em Engenharia Produção em 2001, ambos na COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fiz o doutorado sanduíche no Program in History and Philosophy of Science da Stanford University de 2000 a 2001.

Foi na pós-graduação que aproximei-me das ciências humanas e sociais ao mergulhar na pesquisa sobre a história da construção do Instituto de Manguinhos, que rendeu-me, além de dissertação e tese, o livro "Yes, nós temos Pasteur - Manguinhos, Oswaldo Cruz e a história da ciência no Brasil", publicado em 2007. Foi a partir dessa pesquisa que interessei-me pelos Estudos CTS (Ciências-Tecnologias-Sociedades), para os quais ciência e sociedade devem ser percebidas não como distintas e separadas mas como resultantes de  um movimento de hibridação e "co-modificação", somente percebido por uma abordagem concomitantemente social e técnica, por um olhar sociotécnico. Um olhar que busca apreender as ciências e as tecnologias  sem fatorá-las em dualidades ("fatores técnicos" versus "fatores humanos, organizacionais, econômicos, políticos, sociais, etc.") que terminem por desfigurar o "pano sem costura" que imbrica o social e o técnico em um mesmo e indivisível tecido.

Sou membro fundador da Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciências e Tecnologias (ESOCITE.Br), que congrega os/as pesquisadoras dos Estucos CTS no Brasil. Na UFRJ, atuo na graduação como professor do curso de Engenharia de Computação e Informação (ECI) da Escola Politécnica e na pós-graduação como professor e pesquisador do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE e do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE).

Dedico-me especialmente à pesquisa em educação & Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ao software enquanto uma construção sociotécnica e à história da informática no Brasil. Sou fundador do Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC), que se reúne bianualmente desde 2010. Fui apoiado pela Fundação Alexander von Humboldt para realizar pesquisas sobre a história da informática, ao longo dos anos de 2009, 2010 e 2014, junto ao Deutsches Museum e à Universität Konstanz. Sou coordenador da linha de pesquisa em Informática e Sociedade do PESC, fui coordenador da ECI (2012-2014) e Superintendente Acadêmico de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (2015-2016). No primeiro semestre de 2019, estivei na Universidade do Texas, em Austin, ocupando a UT-Fulbright  Chair in Socio-Cultural Tensions and Public Policies (https://liberalarts.utexas.edu/llilas/visiting-academics/visiting-professorships/fulbright.php).

E-mail: hcukier@cos.ufrj.br

Currículo: http://lattes.cnpq.br/5815607228657970

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese