Pular para o conteúdo

Filipe Silva

Filipe SilvaAtualmente sou discente de Engenharia de Computação e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e formei-me na modalidade Técnico em Informática na cidade de São Paulo. Paulistano e carioca honorário. Desde muito cedo fui fascinado por esse meio tecnológico como conhecemos e sobre como poderíamos utilizar “isso”, ainda não muito claro, para a transformação da nossa sociedade. Certa vez alguém disse: “Se consegui ver mais longe é porque estava aos ombros de gigantes”. Vivemos em rede, uma associação de pessoas e elementos. Nada mais certo que afirmar que o conhecimento científico humano é algo construído e não simplesmente achado, descoberto. Estamos todos entrelaçados nesse gigantismo de processo construtivista que compreende cientistas, engenheiros, financiadores, o cidadão brasileiro e o estrangeiro até laboratórios, máquinas, literatura e etc.
Admirador da música, professor de pré-vestibular comunitário e eterno aprendiz. Estas são algumas frases que me descrevem. Começar minha aventura no Laboratório de Informática e Sociedade foi, sem dúvida, uma janela de oportunidades, não simplesmente profissional, como pôde pensar, mas pelas oportunidades de compartilhamento de conhecimento fundamentado no desejo de compreender a realidade brasileira e transformá-la. A Engenharia (com E maiúsculo) não deve ser teórica para os menos favorecidos e prática somente aos mais abastados, mas deve sim ressoar a busca da renovação desses fazeres científicos e tecnológicos para uma sociedade mais justa e interligada com a ciência de dentro para fora e de fora para dentro das salas de aula e dos laboratórios.

Assim, eis-me na posição de bolsista de Iniciação Científica financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), anteriormente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), para estudar a História da Informática no Brasil, ou seja, contribuir academicamente e propagar um olhar sociotécnico no desenvolvimento de aplicações.

E-mail:  dfilipeaugusto@poli.ufrj.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/0925283518717220

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese