WOSES 2009
WOSES 2009

WOSES 2009


V Workshop "Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software"

Ampliando Fronteiras para Efetivar Qualidade


  02 de junho de 2009 - terça-feira

Ouro Preto - Minas Gerais

Evento Paralelo ao VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software




Dando continuidade a suas quatro primeiras edições, o WOSES se propõe como um espaço pioneiro no Brasil dedicado a investigar as possibilidades e potencialidades de um olhar sociotécnico especificamente lançado sobre as práticas de desenvolvimento e uso de software, em sua busca de projetar e desenvolver software de alta qualidade. Um olhar que busca apreender o desenvolvimento de software sem fragmentá-lo em "fatores ou aspectos técnicos" de um lado, e "fatores ou aspectos não-técnicos" de outro, sem fatorá-lo em quaisquer outras dualidades ("fatores técnicos" versus "fatores humanos, organizacionais, éticos, políticos, sociais, etc.") que terminem por desfigurar o "pano sem costura" que imbrica no desenvolvimento e uso de software o técnico e o social em um mesmo e indivisível tecido.

Veja todo o material referente às quatro edições anteriores, em http://www.cos.ufrj.br/woses e consulte a edição Vol. 18 no. 1 da revista Scientia com artigos selecionados das edições 2006 a 2007 em http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/scientia/) e o vol. 14 da Revista de Informática Teórica e Aplicada (RITA), que traz dois artigos relacionados ao WOSES. Os melhores artigos do WOSES 2008 sairão em breve em uma edição especial da revista Scientia.

Sensível às recomendações recorrentes na literatura em geral, e nos modelos de qualidade de software, em particular, sobre a importância das questões sociais, políticas, organizacionais, culturais para o sucesso dos projetos, o workshop buscará, através da exposição de trabalhos e dos debates entre os participantes e expositores:

  • Promover novas e melhores formas de interação entre o técnico e o social, buscando superar fronteiras entre a ES e outros saberes, especialmente aqueles oriundos das ciências humanas e sociais;
  • Buscar novas compreensões para o sucesso/fracasso dos projetos de desenvolvimento, implantação e melhoria de processos de produção de software à luz das relações éticas, sociais, políticas, econômicas e históricas indissociáveis da prática de desenvolvimento de software;
  • Consolidar a formação de uma rede de pesquisadores interessados pelo desafio de construir uma abordagem sociotécnica da ES, procurando socializar as experiências dos grupos de pesquisa já envolvidos com o tema no Brasil e na comunidade internacional, bem como estimular a formação de novos grupos;
  • Entender a atual configuração do software no Brasil e no mundo, através da contextualização histórica de seu ensino e prática;
  • Contribuir para a produção de novos saberes capazes de enriquecer o debate sobre a ES, potencialmente aptos a agregar eficiência e qualidade ao desenvolvimento, manutenção e implantação de sistemas de software.
  • Construir e fortalecer os vínculos entre a abordagem sociotécnica e a demanda por qualidade de software, especialmente à luz de estudos de caso de desenvolvimento, manutenção e implantação de sistemas de software em organizações.
  • Discutir estudos de caso, relacionados a projetos de software e projetos de melhoria/implantação de processos de software, tratados à luz do olhar sociotécnico, no qual a prática do desenvolvimento de software é constituída de forma indissociavelmente técnica, social, histórica, econômica, ética e política.
  • Refletir sobre as questões de ensino e ética em software à luz do olhar sociotécnico.