Pular para o conteúdo

Memória

URBE Latam: diálogos sobre potencialidades e riscos socioambientais em cidades da América Latina

O Projeto URBE Latam pretende agir para o aumento da resiliência das comunidades do Morro do Preventório, em Niterói, Brasil, e da Favela El Pacífico, em Medellin, Colômbia, no enfrentamento de situações de desastres e calamidades socioambientais, com o desenvolvimento e utilização de um software georreferenciado, onde os próprios moradores farão os registros tanto das áreas do seu território que apresentem alguma vulnerabilidade socioambiental, quanto das potencialidades locais para responder a adversidades, seja por desastres naturais, seja por situações críticas como de pobreza extrema ou violência.

A construção desse software, uma ferramenta de resiliência comunitária proativa, será conduzida por meio de ações participativas com as pessoas das próprias comunidades e contará com o apoio de uma equipe multidisciplinar (incluindo profissionais e instituições de ciências sociais, educação, engenharias, ciências físicas, movimentos sociais e bancos comunitários, entre outros), que irão agregar saberes, dinâmicas, potências e informações ao Projeto. Estão envolvidas três instituições de ensino superior (IES): a Universidade de Warwick (coordenadora do Projeto), no Reino Unido; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Brasil; e a Universidade de Antioquia (UdeA), na Colômbia. O Projeto tem o financiamento do Ecomonic & Social Research Council (ESRC), do Reino Unido. Importante destacar que cada uma das IES envolvidas neste projeto (Warwick, UFRJ, UdeA) possui comitês formais de ética em pesquisa com seus próprios sistemas de aprovação. Cada IES solicitará aprovação ética para a pesquisa realizada no seu país, além de estarem em conformidade com as diretrizes éticas da ESRC, financiadora do projeto, e com o Código de Prática de Pesquisa da Universidade de Warwick. A partir dos registros das experiências, dados e ações do Projeto, incluindo a disponibilização de bancos de dados e a publicação de artigos científicos, pretende-se estimular outras comunidades que sofrem com as situações de desigualdade social, em especial de outras cidades da América Latina, na busca por maior resiliência comunitária e mais igualitária, para o enfrentamento de seus riscos socioambientais e desenvolvimento de suas potencialidades locais.

O Projeto também visa promover o diálogo dessas comunidades com as autoridades locais, pesquisadores e agentes governamentais, com vistas a influenciar as tomadas de decisões e ampliar as abordagens de investimentos para o aumento da resiliência local.

Workshop um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software

O WOSES se propõe como um espaço pioneiro no Brasil dedicado a investigar as possibilidades e potencialidades de um olhar sociotécnico especificamente lançado sobre as práticas de desenvolvimento e uso de software, em sua busca de projetar e desenvolver software de alta qualidade. Um olhar que busca apreender o desenvolvimento de software sem fragmentá-lo em "fatores ou aspectos técnicos" de um lado, e "fatores ou aspectos não-técnicos" de outro, sem fatorá-lo em quaisquer outras dualidades ("fatores técnicos" versus "fatores humanos, organizacionais, éticos, políticos, sociais, etc.") que terminem por desfigurar o "pano sem costura" que imbrica no desenvolvimento e uso de software o técnico e o social em um mesmo e indivisível tecido.

Confira abaixo as edições passadas:

Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe

Reunindo pesquisadores da América Latina e do Caribe, o Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC) vem se tornando um espaço privilegiado para a reflexão sobre os primórdios da informática na região, bem como sobre as relações entre as Tecnologias da Informação e Computação e as sociedades sulamericanas e caribenhas.

Confira abaixo os sites dos eventos passados:

pt_BRPortuguese